quarta-feira, 15 de maio de 2013

Festa do Divino em Brotas. A maior Festa religiosa da Chapada Diamantina

Venha para a Festa do Divino Espírito Santo em Brotas de Macaúbas. Há mais de 200 anos, a Festa do Divino promove o encontro entre a fé, o folclore e a cultura regional.
Toda a população se mobiliza em torno da sua essência religiosa, cultural e folclórica.
A Bandeira percorre as casas recolhendo as Esmolas em momento da mais pura tradição brotense.
No sábado, dia 18, as emoções da Cavalaria, com a chegada da Imperadora Genelísia, o capitão Milton Júnior e toda a comitiva.
À noite tem o fechamento da novena com missa e leilões.
E no domingo, dia 19, a missa solene, às 9h. À tarde, a Procissão, a Bênção do Santíssimo e o sorteio dos próximos Imperador e Capitão do Mastro.

A BANDEIRA
As manifestações em torno da Festa, a cada nova edição, transcendem os nove dias que compreendem o novenário e os leilões, a Alvorada, a Cavalaria e a Fincada do Mastro, englobando diversas manifestações em até três meses antes da sua data oficial. A passagem das Bandeira recolhendo as esmolas por todas as casas em todas as comunidades une brotenses e visitantes nesse sentimento de fé e alegria. O tom da sanfona dá a deixa para que o Hino às Esmolas ecoe como um mantra sagrado que tudo diz da história cultural e religiosa de nossa região.

A CAVALARIA
A Cavalaria, por exemplo, traz o Imperador ou Imperadora, o capitão ou a capitã do Mastro com a Bandeira do Divino na véspera do Dia de Pentecostes. O desfile dos cavaleiros e amazonas pelas ruas de Brotas atrai visitantes de toda os cantos da Bahia e do Brasil.
É um momento mágico e de emoção que reúne o povo usando roupas vermelhas, pagadores de promessas e grupos musicais, todos agradecendo as graças recebidas do Divino Espírito Santo. No sábado, a celebração religiosa será presidida pelo bispo Dom Luiz Cappio e concelebrada pelos freis Moisés e Joel.


ALVORADA E MISSA
No domingo, a Alvorada com a Filarmônica de Iraquara anunciará aos brotenses e visitantes que o momento é para orações. A Missa Solene, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Brotas acontece das 9h ao meio dia. E à tarde, logo após a procissão com a imagem do Divino, acontece o sorteio que definirá os próximos Imperador ou Capitão do Mastro. A Bênção do Santíssimo encerra a parte religiosa de uma festa que emociona e dignifica quem dela participa.
SHOWS NA PRAÇA
Toda a fé, cores e ritmos fazem da Festa do Divino uma excelente oportunidade de congraçamento entre brotenses e visitantes. Este ano, na Praça da Matriz tem shows com a banda Forró do Bom e Ismael Oliveira, no sábado. No domingo, tocam Pititiu e Tropa de Xote e Renan Moreira.

Texto do Jornalista e historiador  Rosalvo Martins Jr.

0 comentários:

Postar um comentário