segunda-feira, 18 de março de 2013

partitura de bateria

Primeiros passos    

A maior parte dos bateristas não tem interesse, ou até mesmo se negam a aprender a leitura musical, por pensar que a bateria é um instrumento fácil de tocar e que eles nunca precisarão da leitura. Mas ao deparar com algumas situações como, por exemplo, num trabalho em estúdio, ou até mesmo na hora de praticar, é que eles vão perceber sua importância. Não se sabe por que, mas muitos músicos chegam a ter medo da partitura, e alegam que ela é "coisa para maestro". Mas, deixando estes mitos de lado, vamos nos habituar a desenvolver um interesse pela leitura, o que só nos trará benefícios.

      Na verdade, a partitura é simplesmente um "lembrete". Em termos práticos, pode ser comparada a um texto comum de um jornal ou uma revista qualquer. A partitura contém símbolos que registram os sons dos instrumentos musicais (notas e figuras), assim como o jornal contém símbolos que registram a linguagem falada (palavras). Pois bem, você se lembra de quando começou a ler e escrever? Foi juntando as sílabas, os acentos, os sinais de pontuação, etc. O mesmo acontece com a música. Vamos aprendendo aos poucos as figuras musicais, as notas, e todos os símbolos relativos à ela. A grande jogada é caminharmos de acordo com nossa capacidade individual, sem pressionarmos a nós mesmos.

     Nesta seção, veremos a leitura e os símbolos afins passo a passo. Procure estudar esse assunto com atenção e, aos poucos, você vai perceber que a partitura é uma ferramenta que vai te auxiliar bastante.

Conceitos e Simbologia

      Nesta parte vamos conhecer os principais conceitos e símbolos utilizados na interpretação de uma partitura. Procure memorizar com calma cada um dos assuntos abordados. Lembre-se que não se pode aprender a ler, escrever, falar, andar em um dia. Tudo requer paciência, determinação e prática.

     Pentagrama

     A grafia própria da música se chama notação, isto é, grafia por meio de notas. Nesse sistema, as figuras musicais são escritas sobre uma pauta composta de 5 linhas horizontais paralelas(pentagrama) e 4 espaços, contados de baixo para cima.

jandybat

     No caso da BATERIA, cada linha ou espaço serve para indicar o instrumento no qual devemos percutir (tocar).

partitura

     Para indicar a abertura de chimbal, usamos um "o" acima da nota e, para indicar o fechamento do chimbal, usamos um "+" acima da nota.

jandybatera


     Quando temos uma série de chimbais abertos, usamos um traço para indicar a continuidade destes chimbais abertos, até que apareça um "+" para indicar o fechamento.

jd
    

O mesmo acontece com os pratos de ataque, splash, china, etc. Isso evita com que a partitura fique congestionada.

Tabela de Notas e Pausas

tabela 

 

0 comentários:

Postar um comentário